Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




por ermes, em 21.07.11

Morte em Veneza

Death in Venice (1971)

 

E depois de aventurar-me no mundo do Harry Potter voltei aos filmes mais antigos, aos filmes sugeridos pelo meu amigo. Ainda estou na década de 70 e não sei até onde tenciono ir nesta tentativa de conhecer filmes antigos que se não fosse através desse meu amigo, eu não arriscaria a conhecer nenhum desses filmes. Tenho um certo preconceito em relação ao que é antigo mas aos poucos isso está a mudar.

 

 

[Ver trailer]

 

Este último filme que vi acho que é um clássico do cinema. Chama-se "Morte em Veneza" e pelo que li, o filme ganhou inúmeros prémios. O filme foi realizado por Luchino Visconti e tem como protagonista principal o actor Dirk Bogarde e grande parte do filme é filmado em Veneza. Por isso, tendo em conta que Veneza é até ao momento a minha cidade preferida, onde felizmente já tive a oportunidade de lá estar, quando o meu amigo sugeriu este filme, fiquei com curiosidade em relação a ele e fiquei com a ideia de que iria gostar. Pensei que iria rever no filme a beleza de Veneza e isso iria ser bonito mas... que filme foi este que eu vi?! Que filme sem graça foi este? Um filme super aborrecido. Um filme onde cada cena teve direito a um longo bocejo. Não vi pura beleza em lado nenhum, como li algures numa crítica ao filme. "Morte em Veneza" são duas horas de filme penosas com sequencias muito longas onde nada se passa.

 

Não percebi a história. Ou melhor, percebi mas para mim não fez sentido. A personagem Gustav apaixona-se perdidamente pelo jovem e belo Tadzio. Apaixona-se pelo ideal de beleza. E a sua paixão se torna uma obsessão a ponto de ele seguir cada passo do jovem e grande parte do filme é assim. São cenas em que Gustav persegue Tadzio, cenas em que Gustav observa Tadzio e é sempre assim. Há pouquíssimos diálogos e os que há não trazem nada de novo a história. Pensei que o filme contasse uma bela história de amor mas estava enganado. E depois há ainda há parte final. É que se o filme se chama "Morte em Veneza" é porque alguém irá morrer e quando morre a cena não deixa de ser, na minha opinião, muito estúpida. E a própria banda sonora que as vezes surpreende, neste filme tornou-se algo irritante. Enfim, para mim este filme é algo para esquecer. Pode ter ganho inúmeros prémio na altura mas não vejo beleza nenhuma no filme. Nem a própria Veneza está bela...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2012
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ
  14. 2011
  15. JAN
  16. FEV
  17. MAR
  18. ABR
  19. MAI
  20. JUN
  21. JUL
  22. AGO
  23. SET
  24. OUT
  25. NOV
  26. DEZ