Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




por ermes, em 07.01.12

TOP 10 (de 2011)

2011 foi um ano de muito bom cinema e faço figas para que 2012 seja um ano ainda melhor e acredito que seja. Acredito que neste novo ano vá estrear muitos bons filmes. É só esperar para ver. Mas antes de falar no cinema que irá estrear  este ano é tempo de fazer o Top dos melhores filmes de 2011. Claro está que esse top é apenas mediante a minha opinião. Ao longo de 2011 vi nada mais nada menos do que 83 filmes no cinema e claro, alguns deles se destacaram ainda mais. Neste artigo, do décimo lugar até chegar ao pódio, vamos saber quais são as minhas preferências, quais os filmes que mais me tocaram, aqueles que comoveram-me de tal forma que são os eleitos à lista dos 10 melhores filmes de 2011. Vamos a lista? Então cá vamos...



Sucker Punch deixou-me completamente rendido ao Mundo Surreal das cinco jovens e achei o filme simplesmente... brutal!! Adorei! É que adorei logo nos primeiros minutos do filme quando soava a canção Sweet Dreams na voz da protagonista Emily Browning. Achei o máximo as cenas iniciais e as cenas que se seguiram não desiludiram, muito pelo contrário.



Nunca fui um grande fã dos restantes filmes do Planeta dos Macacos mas fiquei rendido a este último filme que conta a origem de tudo. Num misto de drama, acção e ficção cientifica, o argumento conta-nos de uma forma genial a ascensão do planeta dos macacos e isso está de tirar o chapéu. Assim como os efeitos especiais para criar o César, o chimpanzé, o personagem central de toda a história, estiveram fantásticos. Eu simplesmente adorei. É daqueles que prende uma pessoa à cadeira do principio ao fim do filme.



Filme muito bom de ficção cientifica realizado por J.J. Abrams mas também com a assinatura de Spielberg na produção. É protagonizado por miúdos que mais parecem adultos e eles fazem um trabalho excepcional. Adorei todo o filme. Já o vi duas vezes e nas duas vezes fiquei maravilhado. É fantástico!



Hanna é um filme que foge àquilo que Joe Wright, o realizador, normalmente está habituado a fazer mas mesmo assim não falhou. Entrou por caminhos novos mas conseguiu desenvencilhar-se lindamente e o resultado é um filme com história, com acção q.b, com óptimos desempenhos e uma banda sonora dos The Chemical Brothers maravilhosa.



Drive - Risco Duplo conta com a presença de Ryan Gosling e Carey Mulligan nos principais papeis. Eu adorei este filme, adorei mesmo e recomendo. Aqui está um filme de qualidade, com uma boa história e com uma interpretação de Ryan Gosling fantástica.



Quem diria que As Serviçais seria para mim uma das belas surpresas do ano? Fui ver o filme e fiquei verdadeiramente fascinado com a história da amizade entre as três mulheres: a escritora e as duas criadas que estão dispostas a contar a sua vida como criadas de mulheres brancas. A história simplesmente tocou-me no coração e os meus olhos encheram-se de lágrimas. É fantástico o filme!



Em relação a este O Código Base, só tenho a dizer coisas boas. O filme é maravilhosamente fantástico. Adorei! Jake Gyllenhaal está maravilhoso no papel de Capitão Colter Stevens e as duas protagonistas femininas não lhe ficam atrás, estão igualmente fantásticas. Também é de salientar o excelente trabalho de realização. Acho que tudo junto combinou perfeitamente e fez um filme cheio de acção, emoção e que prende-nos do principio ao fim.



Blue Valentine é realmente maravilhoso! O filme conta com a presença de Ryan Gosling e Michelle Williams. Dois fantásticos protagonistas que formam uma dupla bastante convincente. Entre eles os dois há uma química e isso é bom de se ver. O filme conta a actualidade de um casal que tenta manter de pé o seu casamento. Ao mesmo tempo, vamos vendo a linda história de como esse casal se conheceu. E é tão linda a história de amor entre eles que até dá pena saber que poderá chegar ao fim...



Tudo o que é do Pedro Almodóvar, o grande realizador espanhol, é tudo motivo para se fazer uma grande vénia a este grande senhor que só nós traz cinema de grande qualidade. Depois de em 2009 apresentar o seu Abraços Desfeitos, Almodóvar regressou em grande este ano com um género ao qual não estamos habituados a vê-lo. É verdade, Almodóvar está diferente num drama fortíssimo e que deixou-me completamente rendido. Fiquei pasmo, fiquei com os olhos em lágrimas e acho que o filme apresenta a história de vingança mais original que vi em toda a minha vida. Escusado será dizer, que à semelhança dos anteriores filmes, eu adorei este A Pele Onde Eu Vivo.



«Fui perfeita.» É desta forma que Natalie Portman termina o novo filme de Darren Aronofsky, um filme que esteve nomeado para 5 Oscars da Academia, incluindo o de Melhor Actriz, Melhor Filme e Melhor Realizador. Black Swan é realmente um filme perfeito e Natalie Portman no papel de Nina está também perfeita. Conclusão, o filme deixou-me de tal maneira extasiado que sem dúvida alguma dou cinco estrelas a este grande filme.

E agora que foi apresentada a minha lista de Top 10 dos filmes que vi em 2011, gostaria de saber a vossa opinião. O que acham deste Top? Quais as vossas preferências? Estou curioso por saber o que acham.

Apesar dos filmes agora apresentados serem os meus favoritos do ano que recentemente terminou, deixem-me dizer-vos que outros filmes mexeram comigo. Não estão no Top 10 mas merecem na mesma serem mencionados. E estou a falar de filmes como o maravilhoso Biutiful, O Discurso do Rei que foi o filme que ganhou o Oscar no ano passado e ainda dos filmes 50/50, que adorei e o filme francês Pequenas Mentiras Entre Amigos. Estes são alguns filmes que eu também destaco.

Agora que apresentei o meu Top 10, gostava de conhecer o vosso Top. Quem acham que deveria estar no pódio de melhor filme de 2011? Sejam sinceros e deixem comentários.

Eu fico por aqui e para o ano, por volta desta mesma altura apresentarei o Top 10 de 2012. Mas vamos com calma! Primeiro vamos ao cinema. Sim! Vamos sair de casa e vamos ao cinema ver bons filmes. Sei bem que o ano começou com os preços mais caros a nível de bilhetes mas não desistem da ida ao cinema. Pois a experiencia de estar numa grande sala, com um grande ecrã é mágica e não consegues essa magia numa sala de estar. Garanto-te que não! Por isso, em 2012 vamo-nos encontrar num cinema por aí. Para ver maravilhosos filmes, outros mais ou menos mas... o que importa é a magia da 7ª arte.

Um abraço e bom cinema!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2012
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ
  14. 2011
  15. JAN
  16. FEV
  17. MAR
  18. ABR
  19. MAI
  20. JUN
  21. JUL
  22. AGO
  23. SET
  24. OUT
  25. NOV
  26. DEZ